quarta-feira, abril 15, 2009

Entrevista do Abuda para o site UOL

Leia a entrevista do jogador Abuda, publicada no site do UOL
http://justicadesportiva.uol.com.br/entrevista.asp?id=198

14/04/2009
Abuda
Renata Lutfi

Formado nas categorias de base do Corinthians, Adailson Pereira Coelho, mais conhecido como Abuda, teve passagens por grandes equipes do futebol brasileiro. Além de atuar no time profissional do Timão, onde se destacou e conseguiu uma vaga na Seleção Brasileira Sub-17, o atacante passou pelo Vasco, Náutico, Paraná, onde não conseguiu repetir suas boas atuações, e Avaí, ao qual seu passe pertence, atualmente. Em 2009, foi emprestado ao Marília para o Campeonato Paulista e foi rebaixado com o time para Série A-2.Abuda concedeu entrevista exclusiva ao site Justicadesportiva.com.br e contou qual foram suas maiores dificuldades na passagem pela Europa, em quê o Marília pecou no Paulistão e as rivalidades brasileiras que já presenciou.
JD – Você foi formado nas categorias de base do Corinthians e depois jogou profissionalmente por lá. Qual a importância de ser formado em um grande clube?Abuda – “Pra mim foi uma realização. Um sonho de infância que eu tinha e consegui. Hoje, só agradeço ao Corinthians pela oportunidade que me deu. Agora estou no Avaí e disputei o Campeonato Paulista pelo Marília. Volto para Santa Catarina para disputar a Séria A do Brasileiro”.
JD - O que faltou para o Marília permanecer na primeira divisão do Campeonato Paulista?Abuda – “No começo do campeonato foi feita uma preparação, no meu modo de ver, ruim. Até porque trocaram o treinador e jogadores, o que acabou não criando um ambiente legal para nós, atletas, trabalharmos. Trabalhamos pouco. Agora, eles têm que esquecer isso e trabalhar para colocar o time novamente na Série A”.
JD – Com o termino da fase de classificação do Paulista, o que você avalia da arbitragem do campeonato?Abuda – “A arbitragem já vem pecando há muito tempo. Não sou eu quem deve julgar, existem pessoas que fazem isso, e prefiro deixar para essas pessoas avaliarem se foi bom ou ruim”.
JD – Você teve passagens pelo futebol europeu, jogando no Germinal Beerschot, da Bélgica, e no Wolfsburg, da Alemanha. Quais as maiores dificuldades que você encontrou por lá?Abuda – “As dificuldades que eu encontrei foram o idioma, a comida e o frio. Tanto na Bélgica como na Alemanha era muito frio, nevava, e eu não estava habituado. Foi difícil. Sai do Brasil muito novo, com 19 anos, sem ninguém para me acompanhar”.
JD – Você pretende voltar para a Europa?Abuda – “A tendência é voltar para lá, mas para isso acontecer tenho que me firmar aqui, se não, não aparecem propostas para voltar para a Europa ou para outros países do exterior”.
JD – Você já atuou no futebol paulista, pelo Corinthians, no carioca, pelo Vasco, e no catarinense, pelo Avaí. Qual é a maior rivalidade de que já participou e em quê esses campeonatos diferem?Abuda – “No Rio, a rivalidade Flamengo e Vasco. Tive o privilégio de jogar esse clássico, um clássico de multidões. Como o Eurico Miranda falava, não era um jogo do Vasco, era o jogo do Eurico, com uma rivalidade muito grande mesmo. Em São Paulo, joguei contra Palmeiras e São Paulo, a rivalidade é dentro e fora de campo, com muita provocação de jogadores e torcedores. No Avaí, ainda não tive a oportunidade de enfrentar o rival Figueirense, mas acredito que seja mais tranquilo. O Campeonato Catarinense não é muito divulgado, mas é um futebol muito gostoso de se jogar”.

Nenhum comentário: