Pra quem pensa que a nossa conquista de 2008, foi um golpe de sorte; para quem pensa que foi só em campo a conquista; para quem pensa que estar na elite do futebol brasileiro foi obra de um só homem; para quem pensa que ser maior e melhor é só montar um time bom e jogar; para quem pensa que a Diretoria é amadora e que seus abnegados componentes estavam fazendo turismo no Clube; para quem pensa que 2008 foi um ano isolado, sem planejamento e que a realização das conquista patrimônias e esportivas cairam do céu, estou publicando uma parte do Planejamento Estratégico que abrange 2004 a 2010, leiam, e vejam como muitas críticas que essa diretoria recebeu calada, não a impediu de ficar focada para fazer do nosso Clube, o que ele começou a ser esse ano, Grande.
Planejar e trabalhar, esses dois verbos, respondem o porque de tudo que estamos comemorando hoje.
Abaixo, posto somente os objetivos planejados desde 2004, texto original, não acrescentei nada, é avainos, já estava tudo no papel, mas não ficou só nele, foi feito, com trabalho e dedicação. O texto é grande, mas de leitura imperdível.
Objetivo 01:
Redefinir a estrutura organizacional do Clube.
Para que o alcance da melhor funcionalidade das atividades fins e meios, quando foi definida a estrutura organizacional e a sua representação demonstrada em organograma, que foi homologada pelo Conselho Deliberativo do Clube, quando foram instituídas:
- a Procuradoria Jurídica;
- as Representações Regionais (cônsules); (já aprovado pelo Conselho)
- a assessoria de Relações Internacionais;
- a Assessoria Especial de Relações Institucionais;
- o Departamento de Relações-Públicas;
- o Departamento de Comunicação e Imprensa;
Devemos ressaltar ainda, a elaboração do Regimento Interno estabelecendo as devidas competências de todos os setores do Clube.
Objetivo 02:
Projetar o alcance administrativo, espírito de grupo, equipe e de cultura
organizacional.
Ocorreu um grande avanço sem duvida nenhuma, mas no que tange a quantidade e a qualificação, principalmente em gestão administrativa, muitas das estratégias formuladas e as suas respectivas ações ainda merecem uma atenção continuada, para atingir seus fins, motivadas pelo crescimento do clube.:
- Viabilizar melhor infra-estrutura física, material e recursos humanos;
- Redefinir e sistematizar os processos administrativos de Recursos Humanos
(números de pessoas, política salarial, recrutamento, seleção e treinamento,
descrição e especificação do cargo);
- Implantar Planos de carreira e de Cargos e Salários;
- Promover a integração dos colaboradores no contexto da organização e
o aumento de sua produtividade associada ao alcance dos objetivos e metas
do Clube;
- Estabelecer programas de treinamento de capacitação dos Recursos
Humanos;
- Estabelecer os processos e rotinas descrevendo as atividades que os
gestores precisam desempenhar para colaborar com a missão e Visão
estratégica do Clube;
- Implantar a RP, com equipamentos e programas para integrar, centralizar e
gerenciar as informações de todas atividades do clube;
Objetivo 03
Redefinir as políticas, normas e procedimentos operacionais.
Foram estabelecer procedimentos de Administração patrimonial a fim de manter cadastros dos bens móveis e imóveis devidamente controlados e atualizados;
Foi implantado um sistema de suprimento, adotando medidas para aquisição, guarda e fornecimento do material permanente e de consumo, executando o controle quantitativo, qualitativo e de custo, tudo informatizado;
Implantado um novo almoxarifado;
- Estabelecer um macro fluxograma das atividades do setor de material;
Objetivo 04
Construir um modelo financeiro permanente, sólido e superavitário:
aumentando as receitas, otimizando custos e equacionando os passivos.
No que tange a gestão financeira e contábil, pelas muitas ações desenvolvidas e pelo pessoal responsável pelo setor serem qualificados para tal, promoveram uma reestruturação de acordo com as competências estabelecidas no Regimento Interno e no Estatuto do Clube, dando um ordenamento quase que adequado ao que se pretende no clube.
- Implementar uma nova planilha de custos operacionais de todas as
atividades do clube;
- Estabelecer sistemática consistente nos procedimentos de contratação e
demissão de atletas e outros profissionais;
- Elaborar projetos específicos para financiamentos das mais diversas
atividades;
- Implementar programas de racionamento (materiais, energia, água... etc.)
sem prejuízo da qualidade dos serviços e atividades de todos os setores do
Clube;
- Rever e renegociar os contratos em vigor entre o clube e terceiros;
- Prever no orçamento anual percentuais dos recursos destinados manutenção
de bens móveis e imóveis e para renegociar os passivos do clube.
Objetivo 05
Ampliar as instalações do estádio para acomodar 30 mil torcedores
sentados de acordo com as determinações da CBF.
Para a ampliação do estádio, como é do conhecimento de todos, foram elaborados projetos, cujas atividades estão indo de encontro com as exigências da CBF, para a série A.
- Construção dos camarotes do Setor B, bem como a colocação das cadeiras;
- Projeto de ampliação para 18.000 lugares para atender a série A;
- Reformular a estrutura das cabines de imprensa e camarotes do setor A;
- O importante protocolo com W Torre, para construção da Arena até
dezembro de 2011, resultado de uma atuação sigilosa e eficiente.
Objetivo 06
Ampliar, Recuperar, padronizar e manter, permanentemente as
instalações do estádio e demais instalações integrantes ao Complexo
Ressacada.
Neste objetivo, foram desenvolvidas ações que jamais havia ocorrido no estádio da Ressacada, dos quais podemos citar: reformulação do Setor B com instalações das cadeiras, camarotes, e dos dois elevadores, reestruturação geral do Departamento de Futebol Profissional no setor administrativo, vestiários, médico, fisioterapia, musculação, rouparia, piscina térmica, vestiários dos árbitros e outros.
Com apoio da ASSTA, foram revitalizadas as fachadas do estádio do inicio ao fim das arquibancadas do setor C, que fica entre a o setor A e B, bem como a ampliação e reforma dos vestiários destinados aos visitantes.
Destaca-se ainda, a construção e/ou revitalização dos bares, lanchonetes e dos banheiros de todos os setores do estádio, com exceção dos localizados nos andares superior do setor A.
A construção das instalações das bilheterias, bem como da lavanderia e a instalação de seus equipamentos.
Para adequação dos arruamentos do entorno do estádio, bem como a fixação dos limites do terreno foram efetuadas diversas interações junto aos órgãos competentes com resultados importantes para o futuro do clube.
Falta ainda: (podem ser suprimidas em virtude da nova arena)
- Definir um eficiente sistema de iluminação pública nas dependências físicas e
territoriais pertencentes ao clube;
- Implantar estacionamento devidamente revestido;
- Construir instalações para abrigar o memorial do clube com exposição e
facilidade de acesso aos visitantes;
- Construir e instalar ala coberta para aquecimento os atletas.
Objetivo 07
Construir as instalações do Centro de Formação de Atletas.
A construção do Centro de Formação de Atletas foi um investimento importante que vem proporcionando uma economia estimada em R$ 40.000,00 mensais, pois tem poupado o clube de gastos deslocamentos de atletas profissionais e da base e suas respectivas comissões e todo material esportivo necessário aos treinamentos e dos aluguéis de campos para tal fim.
Falta ainda:
- Concluir o sistema de drenagens dos 4 campos do CFA;
- Construir o sistema de drenagem com tubulações para o sistema de água
pluvial no entorno do CFA;
- Construir arquibancadas com 1.200 lugares.
Estas ações sofrerão alterações em função do projeto da nova arena.
Objetivo 08
Manter e aumentar a carteira de Conselheiros e sócios.
As estratégias e ações operacionalizadas para atender tal objetivo, tendo como mote o plus: Avaí – Paixão pra toda vida, também com a campanha do time, teve um grande sucesso, os números registrados no departamento de sócios, testemunha tal afirmação (8.500 adimplentes, a meta é atingir 12.500 até o próximo ano).
Pretende-se ainda:
- Implementar outras atividades e serviços que agreguem mais satisfação aos sócios;
Objetivo 09
Ressaltar a imagem e história do Clube
Foi dinamizado os serviços de assessoria de imprensa, tornando-a o Departamento de comunicação para a orientação da alta direção nos contatos com a imprensa, criação de relacionamentos proveitosos, distribuições de noticias corporativas e suportes a veículos de comunicação nas suas necessidades de informação.
Edição e distribuição de jornais, revistas, colocado no ar o Rádio Avaí e depois pela falta de apoio e de recursos humanos, saiu do ar. O mesmo vem ocorrendo e terá o mesmo destino a TV Avaí.
Com o crescimento do Avaí nos últimos anos, também cresceu o interesse por informações do clube. Outro aspecto importante já foi destacado anteriormente, que a justificativa da transformação do Departamento de Comunicação para uma diretoria, com mais autoridade e independência, com melhores condições no que tange a agilidade dos serviços referentes ao material de divulgação dos quais destacamos: folder, jornal, revista, rádio e TV Avaí, site, que ficam sempre na pendência de outros setores, prejudicando em muito a comunicação do clube com seu público e mercado, gerando expectativas que não podem ser atendidas.
Objetivo 10
Implantar a atividade de relações-públicas.
Já se operacionaliza atividades de relações-públicas, mas necessitamos ainda:
- Manter canais abertos de contato com órgãos do governo, esportivos, sindicatos,
entidades de classe e instituições diversas;
- Estabelecer sistemas de atendimento a públicos diversos, para coleta de
opiniões, sugestões e criticas;
- Implementar um sistema organizado de utilização dos meios audiovisuais para
fins institucionais;
- Estabelecer e coordenar a implementação de um programa de visitas, integrado
com os demais setores, de autoridades, escolas, dirigentes, sócios e aficionados
às instalações do clube.
Objetivo 11
Obter Excelência no desempenho institucional do DF, por meio de
processos contínuos e graduais de melhorias.
O nosso DF, com sua reestruturação física e a instalação de equipamentos de informatização e imagem, também evoluiu muito como pode ser comprovado no resultado alcançado. É necessário a continuação das ações que são permanentes para:.
- Projetar ainda mais, o alcance administrativo, espírito de grupo, equipe e cultura
organizacional;
- Estabelecer claramente e fazer cumprir as normas, regulamentos referentes a todas
às atividades do DF;
- Dinamizar o setor de registro de atletas;
- Estabelecer e implementar um programa integrado com os demais setores do
Clube, para contratação e gestão de jogadores e comissão técnica;
- Estabelecer claramente e fazer cumprir as normas, regulamentos referentes a todas as
atividades do DF;
Objetivo 12
Melhorar a infra-estrutura física e material, de todas as instalações
Vinculadas ao DF.
Ocorreu uma evolução, foi ampliado e reformulado o vestiário dos atletas; instalada e equipada uma sala de fisioterapia; foi dinamizado através de equipamentos e instalações físicas o setor de musculação; equipado e dinamizado o departamento médico; dinamizado o serviço do setor de nutrição esportiva; equipado e dinamizado os serviços de cozinha e refeitório; Dinamizado o setor de rouparia e material esportivo; foram ampliadas as salas que abrigam a comissão técnica, onde foram também instalados equipamentos de informática, som e imagem; dinamização do setor de psicologia.
Objetivo 13
Formar permanentemente novos atletas.
O futebol há algum tempo é investimento, que bem aplicado gera lucro. O segredo todo está na aquisição e na captação de jovens talentos para jogar no clube formador. O clube ainda vem claudicando nesta atividade.
Para tornar o AVAÍ FC, num clube reconhecidamente formador de atletas, se faz necessário tornar as suas divisões de base, dinamicamente melhor estruturada e para tal que urgentemente, necessitam importantes investimentos financeiros destinados pra atingir tal objetivo.
A alternativa de financiamento surge com a idéia de se criar o FIA – Fundo de Investidores do Avaí, onde um grupo de investidores que juntamente com a o Avaí, estariam atentos ao mercado de jovens talentos para captação, a formação e a negociação desses atletas, por isso a busca de parceiros comprometidos e confiantes no planejamento estratégico do Avaí.
O projeto sugestão de criação do FIA, já foi entregues aos responsáveis pelo futebol para análise e futura implantação.
- Implementar efetivamente o FIA, observando as suas diretrizes;
Objetivo 14
Dotar o Clube com uma estrutura modelo na gestão dos assuntos
jurídico esportivo.
Não temos oficialmente designado o titular, mas não impede de registramos a excelente atuação do corpo jurídico do clube nos últimos anos.
Falta implementar:
- Instituir e estruturar a Procuradoria Jurídica;
- Elaborar um manual de procedimentos das atividades jurídicas, que estruture o fluxo contínuo de informações entre os demais setores do Clube;
- Criar um arquivo jurídico informatizado e mantê-lo atualizado sobre doutrina e jurisprudência de assuntos semelhantes às atividades do Clube;
-Dinamizar os serviços de orientação e pareceres e de contratos, agilizando o exame, redação e de qualquer contrato que Clube figure como parte;
- Orientar adequadamente, atletas, funcionários, diretores e todos que mantenham relação com Clube, sobre os procedimentos jurídicos;
- Dinamizar os procedimentos legais e as ações jurídicas.
Objetivo 15
Dotar a Diretoria Social, Comunitária e de Filantropia de infra-estrutura
modelo, capaz de oferecer condições permanentes, de gestão das
atividades sociais, cívicas, culturais, comemorativas, assistenciais e
filantrópicas do AVAÍ F.C.
Louvável o trabalho da diretora Nesi Furlani, que com as improvisações, sem recursos, com pouco apoio e até desinteresse, chega aos brilhantes resultados com podem ser encontrados em seus relatórios, nas atividades de forma integrada com os demais setores do clube.
São campanhas de arrecadação de donativos, recebimento de delegações de alunos de escolas de varias cidades do nosso estado que vem conhecer o nosso clube, distribuindo matérias que divulgam a imagem do Avaí.
São programas de visitas de atletas a hospitais. Organização das crianças na entrada dos jogadores e campo.
a organização das festas comemorativas do clube e nos dias alusivos a páscoa, das mães, dos pais, natal... com a participação dos diretores, funcionários e atletas, e muitas outras importantes atividades que promovem o relacionamento do Avaí com a comunidade interna e externa ao clube.
Objetivo 16
Dotar o Clube com uma estrutura qualificada para impulsionar o ciclismo
com conquistas permanentes de expressão a nível nacional e
internacional.
Outra Diretoria que definiu seus objetivos e metas, formulou suas estratégias e programas de ações de acordo com planejamento estratégico:
- Construir e mobiliar o alojamento exclusivo para atletas ciclistas;
- Elaborar programas de seleção e treinamento de atletas ciclistas;
- Elaborar e desenvolver um programa de treinamento e participação de
competições para até 2007, para consolidar a liderança no ranking nacional
de ciclismo.
Os resultados são melhores do que os esperados dentro do espaço de tempo. Quanta glória tem dado a equipe de ciclismo.
É um trabalho todo independente efetuado pelo diretor Hercílio.
Objetivo 17
Personalizar os serviços administrativos, de atendimento ao público e
operacionais.
Para quem teve a oportunidade de levantar os pontos fortes e frágeis do ambiente interno do clube e se comparar com a situação atual é de se orgulhar desta situação, pois muitas ações foram empreendidas, das quais vamos citar algumas apenas:
instituída a identificação dos funcionários e diretores por meio de crachás; a dinamização do atendimento da loja do clube, com horário e venda por meio de cartão de crédito; diferenciação dos cartões de todas as categorias de sócios e de conselheiros com cores diferenciadas; dinamização do serviço de telefonias com a ampliação de ramais telefônicos; reestruturar os serviços de segurança para os dias de jogos; normatização e implementação do sistema de controle de acesso aos camarotes sociais e da imprensa; normatização e do controle de
despesas operacionais com calendário de atendimento; a informatização de todos os setores do clube com acesso a internet; a disponibilização de senhas para atendimento de sócios em dia de jogos; ampliação da setor de atendimento do Departamento de sócios.
O resultado da implementação dessas atividades foi conquista resultante de uma maior credibilidade e reconhecimento do Avaí junto aos seus associados, aficionados, fornecedores e do público.
Cabe ressaltar a importante participação de técnicos do Laboratório Santa Luzia, que através de palestras e orientação contribuíram com o resultado.
Em andamento:
- Implementar o sistema de relacionamento e fidelização de Sócios;
- Implantar o Sistema de Informações de Marketing – SIM;
- Implementar os consulados;
- Implementar a gestão de sócio torcedor.
Considerações finais
Ressalta-se ainda, em que pese a não divulgação do trabalho, já que o mesmo, conforme já foi citado, vem se desenvolvendo de forma quase que “anônima”, mas por terem conhecimento através de terceiros, tem despertado interesse de diversos clubes do nosso estado e de outros estados, em poder aplicar a mesma metodologia em seus clubes, além do que o trabalho tem servido de base de vários trabalhos de conclusão de cursos de Gestão de Negócios e de Administração de universidades do nosso estado, cujos alunos ficam interessados depois de palestras proferidas nas disciplinas de Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing.
Adm. Enio Gomes Diretor de Planejamento
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