sexta-feira, junho 19, 2009

O mundo virtual avaiano ?

O Avaixonados http://www.avaixonados.com/, publica um post sobre o Blog do Gustavo Bossle que foi desativado por ter sofrido ameaças, obvio que isso é imperdoável e inconstitucional, a liberdade de expressão é a alma da democracia. Mas eu seu texto, o Gerson faz uma crítica ao "ambiente virtual avaiano", como blogueira vou responder, então segue abaixo uma parte do post do Gerson onde ele escreve sobre esse ambiente:

"Tudo tranquilo?O problema não é essa meninada insegura por de trás dos teclados, mas os verdadeiros bandidos que também acessam as redes virtuais e vez por outra se inspiram em algum texto raivoso para desabafar seus traumas e complexos. Esses podem agredir de verdade, às vezes com uma surra, outras com uma bomba e nesse caso com mensagens informando que “eu vou pegar tua mulher e tua filha, seu Barbie do c...”. É isso, o ambiente virtual avaiano está feio, ranzinza, mau educado e com medo. Será que essa é a realidade que criamos para o torcedor avaiano que procura uma rede social e encontra a antítese do respeito? Enquanto isso, quase todo mundo quieto, silêncio na blogosfera avaiana, sorteios, comemorações... “isso nem é comigo”. É o medo do Bicho Papão."

Ora, ora querido Gerson, vamos dar nomes aos bois, o ambiente virtual avaiano é extenso, e como tudo que é livre, nele estão bons e maus exemplos. Cabe a nós descobrir com nossa inteligência o que devemos acessar, o que devemos ler e o que devemos ignorar. Claro que a ameaça ao blogueiro é uma babaquice séria, mas colocar tudo no mesmo saco devido a ameças de um babaca covarde, vai além do aceitável, é como dizer: no ambiente virtual avaiano só tem debilóides e bundões e claro, que se isso for verdade, também estarias incluido. "Feio, ranzinza, mau educado e com medo", extendido a todos nós? O que é isso meu querido, um tiro no próprio pé? Não "criamos essa realidade para o torcedor avaiano", essa antítese do respeito como perguntas no teu post. E como é uma pergunta estou respondendo, a grande maioria dos blogueiros avaianos é formada por torcedores inteligentes, educados e que respeitam a constituição desse país. Ameaças o responsável pelo blog mais acessado da rede azul, o Elite Azul e Branca, recebe quase todos os dias, espero que ele não se despeça da rede também, babacas temos em todos os setores da vida, mas espero que o Elite não passe a afirmar com estais fazendo, que o ambiente virtual azul é feio. Medo? Medo do que? Silêncio? Sorteios? Os blogs bons estão todos na ativa, dizendo o que pensam do jeito de cada um, democracia é sempre o melhor caminho, mas nela também se colhe maus frutos. Impossível controlar os babacas, ainda mais quando cometem crimes virtuais, para isso temos a polícia, mas é sempre possível separar o jóio do trigo. O mundo virtual avaiano está bem povoado e isso é bom, mas sempre tem uns atolesmados que acham que sabem mais do que os outros, alguns desses ameçam, outros se acham melhores que todos e colocam todos no mesmo balaio. Inteligente é saber escolher o que está correto, porque as opções e escolhas são sempre muitas quando se tem mais de um para ler.

7 comentários:

Gerson Santos disse...

Kátia, você fez esses mesmos questionamentos no Avaixonados e já os respondi. Mas vamos lá de novo:

. Não, não estamos todos no mesmo saco. Há pessoas RESPONSÁVEIS, sim, mas que estão amedrontadas, sim.
. Não sabemos quem fez as ameaças à família do Gustavo, mas o combustível para elas partiu, SIM, de blogs avaianos, e você sabe. Nos calamos diante disso.
. Gosto muito de seu espírito questionador e por isso estranho que você não tenha tido a mesma atitude de pedir o nome dos bois quando alguns blogueiros avaianos me acusaram (nas entre linhas) de ser um UM OPORTUNISTA.
. Se você realmente quer informações mais detalhadas desse crime, com nome de BOIS e tudo mais, fale diretamente com a vítima: o e-mail do Gustavo Bossle é lubossle@hotmail.com

Bom, o que me causa mais preocupação é que provavelmente esse seu post poderá (e será) usado para que se crie uma cortina de fumaça nesse fato lamentável e que deveria nos fazer refletir e repensar toda nossa postura como pessoas de comunicação. É bem provável que (agora sim) pipoquem posts falando desse assunto, desviando o foco das irresponsabilidades que geraram a insegurança de toda uma família.

Isso significará que o ambiente virtual avaiano continuará feio, ranzinza, mau educado e com muito medo do Bicho Papão. Mas com boas exceções, graças a Deus.

Beijos de quem te curte muito (e você sabe disso também).
Gerson

Kk De Paula disse...

Amigo, de jeito nenhum quero colocar uma cortina de fumaça nessa séria ameaça, apenas defendi os éticos blogueiros avaianos, somente isso.

Gerson Santos disse...

Kaká, eu disse que OUTROS podem usá-lo pra isso. Por isso salientei na sequência que "é bem provável que (agora sim) pipoquem posts falando desse assunto".

Kk De Paula disse...

Espero que muitos escrevam sobre isso, pois com certeza essa ameaça será condenada por todos, e a leitura pode fazer bem aos que necessitam refletir sobre essa atitude descabida e arbitrária, para que não se repita. Uma bom texto pode educar.

Bruno Carvalho - Resistência Avaiana disse...

KK, QUEBRASSE A VALA com esse teu post como nós falamos no surf.

É IGNORANTE quem fala de coisas que não sabe, é IGNORANTE quem generealiza um grupo pelas atitudes de alguns, é IGNORANTE quem se acha o dono da verdade.

Não irei me estender muito nesse assunto, mas em nome da Resistência Avaiana e te dou os PARABÉNS, por não generealizar, por acreditar e por defender seus amigos blogueiros.

Unknown disse...

Kátia tua resposta foi correta, generalizar é que é ser irresponsável, atitudes contra o Gustavo foi de pura covardia sim. E o Gerson apenas por ter recebido críticas e não soube absorve-las coloca todos no mesmo barco, lamentável mais uma vez, eu fui um dos blogueiros que postei contra atitudes do Gerson, mesmo porque o fiz direto no blog dele e ele excluiu, já no caso do Gustavo é só ver meus comentários no blog dele e dele no meu, sempre uma troca amigável de comentários. Bem diferente né Gerson, cada qual tem suas opiniões e porque não discutir, desde que seja dentro do contexto e com respeito.
Saber separar o joio do trigo que é importante, saber absorver criticas também, Gerson é bom de criticas, mas ninguém pode critica-lo.

Eve disse...

Sinceramente, vendo de fora, parece que é momento de todos os blogueiros marcarem uma reunião, para discutir determinados assuntos entre vocês. Entramos aqui, para ver notícias relacionadas ao nosso Avaí, incentivo à torcida, mas não essa briguinha desnecessária que não acrescenta nada ao crescimento do nosso clube do coração. É a minha maneira de ver. Fico triste com todo esse bate-boca. Afinal, são todos de uma inteligência ímpar, é um blog melhor que o outro, todos com a sua característica e muito bem escritos.