domingo, junho 21, 2009

SOBRE A TORCIDA AVAIANA


Eu fiquei buscando uma palavra para definir a torcida avaiana, essa torcida que esteve ontem na ressacada, essa "estaca" móvel que alicerçou durante 10 anos a conquista para a série A, essa "estaca" que tentaram derrubar com "picareta" que faz sangrar, mas nunca se curvar; essa torcida que chorou em Fortaleza e se inspirou no nome da cidade, se tornando ainda mais forte e rasga o chão para se fincar numa terra cercada de água por todos os lados. Fico buscando um nome para definir essa massa azul, mas estou tão envolvida nesse amor, afinal sou parte dele, que me descubro impossibilitada de o nomear , como na fé em Deus, sabemos pela alma que nos fala, mas que não se vê, assim é a torcida avaiana, ela vai além do visível, sua presença ultrapassa os limites da razão, quando "vazia" a ressacada, a alma avaiana ainda é ouvida alí, no sul da ilha, empregnada no concreto, na grama, nas estacas profundas do Aderbal Ramos da Silva.
Então passo a bola para Nelson Rodrigues:
"É a fé que dá ênfase a um time, que o faz ranger os dentes e que insufla o arremesso para a vitória."

4 comentários:

Nesi Brina Furlani disse...

O vai pra cima deles Leão, me deixa arrepiada pela força de emoção que emana daquelas vozes. Ontem quando acabou o jogo e não tinha mais ninguém no campo atravessei o gramado sozinha e me senti arrepiada lembrando nossas vozes gritando "vai pra cima deles Leão". Esqueci de dizer, eu estava vindo do vestiário do Fluminense e por lá o desânimo era geral. Fui cumprimentar o Cassio.

Kk De Paula disse...

Então é verdade, dona Nesi comprovou, mesma "vazia" se escuta na ressacada a alma da torcida.

Jamira F disse...

Kátia..... o livro?????
Essa seria a primeira página!
Dais um banho!

Zezinho_Alvinegro disse...

Ganharam uma e já estão se achando o Real Madrid do mangue, e olha que nem sairam da Zona.
AVISO DE UTILIDADE PUBLICA.
Já ta faltando preservativo na capital, são os AvaiÂnus garantindo o seu estoque, pois, vão ficar na zona até o fim do ano. hehehe
Estão felizes na Zona. Zona de Rebaixamento é Claro.
http://zezinhoalvinegro.blogspot.com/