segunda-feira, agosto 04, 2008

Jogos Olímpicos


Essa semana acontecerá a abertura dos Jogos Olímpicos na China.

Não aprovo a realização desses jogos nesse País, um País que invade e mantém sobre seus domínios o Tibet, lugar pacífico e pacifista; um país que oprime seu povo e até quando vai chover, é decidido por decreto de seu governo.

Tirar a liberdade do povo tibetano, invadindo seu país, exilar seu lider político e espiritual, o Dalai Lama, é imperdoável e em nada combina com o espírito Olímpico, que é o respeito a todos os povos, o respeito a cultura e a liberdade.

Aqui no meu blog não vou postar nenhuma notícias sobre essas Olimpiadas, adoro esporte e esporte significa respeito as diferenças, competição sadia, liberdade e beleza.

Olhem o simbolo dos jogos Olímpicos, os cinco arcos unidos, já diz tudo, nos ensina tudo.

Nada disso tem a ver com um país que mantem sob julgo outro país, e mantém refém em seu próprio solo, o povo tibetano.

Nada contra o povo Chinês, sou contra o governo Chinês e todos os paises que não fazem nada para ajudar a libertação do Tibet.
Acho que os paises livres, deverião ter boicotado essas Olimpíadas.


Um pouquinho da história da invasão Chinesa no Tibet:

O Tibet, tendo sido invadido pela China, permanece sob ocupação chinesa há mais de 40 anos. O líder político e espiritual do Tibet, o Dalai Lama, foi exilado de seu país, mas continua lutando – de forma puramente pacífica – para libertar sua nação do domínio chinês. A China ocupa o Tibet há 50 anos. Uma das conseqüências dessa ocupação chinesa é a existência de mais de cem mil refugiados tibetanos pelo mundo. Até hoje, as Nações Unidas nunca expressaram algum protesto significativo contra a ocupação do Tibet. Desde 1951, os tibetanos têm tentado se rebelar contra a ocupação chinesa, mas seus esforços não foram bem sucedidos. A China alega soberania histórica sobre o Tibet, ameaçando assim a cultura e religião dos tibetanos, o povo tibetano faz grandes sacrifícios para preservar sua cultura e religião.

Temendo por sua própria segurança, o Dalai Lama deixou Lhasa em 17 de março de 1959. Atualmente, a sede do Dalai Lama se localiza na Índia. O Dalai Lama viaja pelo mundo para tentar obter apoio internacional à independência de seu país.

Nenhum comentário: