sexta-feira, agosto 01, 2008

Reportagem do Site Globo Esporte sobre os gêmeos

Reportagem do Globo esporte na integra:
Na Série B, zagueiros gêmeos confundem adversários e até a cabeça de treinador
Rafael e Cássio dão nó em Silas, técnico do Avaí, que não sabe diferenciar um do outro na hora de escalar para os treinos
Julyana Travaglia São Paulo

Rafael ou Cássio?: gêmeos do Avaí tiram onda com as semelhanças
Os cabelos são ligeiramente cacheados, em tom castanho claro. Os olhos, a boca, tudo é igualzinho. Não bastassem as semelhanças nas características físicas, Rafael e Cássio, irmãos gêmeos que jogam pelo Avaí, ainda escolheram a mesma posição para atuar: na zaga. – Um joga com a camisa 5 e o outro com a 13. Mas eu nunca sei qual é qual. Chamo sempre de gêmeos, assim nunca vou errar – brinca Silas, técnico da equipe catarinense.

Rafael (mais velho por 15 minutos) e Cássio nasceram em Porto Alegre, no dia 08 de julho de 1986. E não se separam desde então. Juntos, eles começaram a jogar futebol nas categorias de base do Grêmio, aos 7 anos.

Na época, a dupla apresentava uma diferença dentro de campo. Além de um pequeno sinal de nascença abaixo do nariz e uma cicatriz na testa, Rafael se diferenciava de Cássio no posicionamento. Enquanto o primeiro optou por iniciar a carreira como meia, o outro sempre se mostrou mais à vontade no sistema defensivo.
Um joga com a camisa 5 e o outro com a 13. Mas eu nunca sei qual é qual. Chamo sempre de gêmeos, assim nunca vou errar"
Mas nos tempos de Juventude, um precisou ser o outro. Com uma lesão, Cássio ficou fora de algumas partidas da equipe. Ivo Worthmann, então técnico da equipe gaúcha, não pensou duas vezes: fez Rafael virar zagueiro no lugar do irmão.

- Ele precisava de alguém igualzinho ao Cássio. E esse alguém só poderia ser eu - diz, aos risos, Rafael, defensor há quatro anos.

A partir de então, ficou quase impossível diferenciar um do outro. Se um não joga, como aconteceu nas últimas rodadas da Série B do Brasileiro, quando Rafael esteve lesionado, o irmão esteve em campo.

- Eles falam que existe diferença, mas eu ainda não consegui perceber. Em campo, os dois também são muito parecidos. Se um está bem, o outro logo dá um jeito de se sobressair para não ficar por baixo - comenta Silas, que também tem um irmão gêmeo, Paulo Pereira, mas bivitelino.


Cássio e Rafael iniciaram no futebol nas categorias de base do Grêmio, aos 7 anos
- Nunca tivemos problemas porque somos diferentes. Também nunca jogamos na mesma equipe. Os jogos eram sempre contra, ele como zagueiro e eu como meia - relembra o treinador.

A disputa entre os irmãos fez com que ambos já tenham sido eleitos os melhores zagueiros do Campeonato Catarinense. Rafael ficou com o título de 2007, enquanto Cássio abocanhou o desta temporada.

Com os colegas de time, a brincadeira rola solta. E os irmãos gostam de pregar peça em Gastão Dubois, assessor de imprensa do clube. Quando ele pede para um dar entrevista, o outro se levanta e corre para atender os repórteres.

- Nas vezes em que jogamos juntos, os atacantes também brincaram com isso, falando 'poxa, você está em todos os lados' - recorda Cássio.

Até mesmo o site do clube caiu na pegadinha dos gêmeos. Na parte que mostra o elenco do Avaí, Cássio aparece com o nome de Rafael entre parênteses. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o responsável pela atualização do site deve ter se confundido na hora de colocar o nome dos irmãos.

Confusão na Copinha
A carreira dos gêmeos tem uma passagem engraçada, quando ambos ainda jogavam nas categorias de base do Juventude, na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2006.

Rafael era o titular da equipe de Caxias do Sul e Cássio o reserva. Expulso por ter cometido uma jogada violenta, o zagueiro titular deu lugar ao irmão, deixando a equipe adversária indignada.


Até o site oficial do Avaí tem dificuldades para diferenciar os zagueiros gêmeos
- Quando eu entrei, todos começaram a reclamar, dizendo que já havia sido expulso e não poderia estar em campo. Tentei explicar dizendo que o meu irmão é quem tinha saído, mas as coisas só se resolveram quando buscaram o Rafael no vestiário para mostrar que eram duas pessoas diferentes - explica Cássio.

Rafael foi o primeiro a trocar o clube gaúcho pelo Avaí, em março do ano passado. Meses depois de se transferir para o clube de Florianópolis, a diretoria do Leão da Ilha pediu para que o defensor indicasse um outro zagueiro para a equipe.

- Não pensei duas vezes e falei que conhecia um cara igualzinho a mim. Daí, eles contrataram o Cássio - diz Rafael, aos risos.
Fonte: Site Globo.com

Nenhum comentário: